terça-feira, 18 de outubro de 2011

Apenas um pequeno -grande- desabafo...

Já aviso que o post é um pouco grande, hein?!

Bem, não sei o que eu vou fazer aquee, um desabafo, uma pergunta, um ovo frito... Enfim, vejam -se aguentarem- e depois me digam o que acham...

Away?!

Seeeeeguinte! Aconteceu numa sexta feira, pessoal! Alguns de vocês sabem que sou busólogo, mas de uns tempos prá cá, me preocupo e procuro compreender a parte humana do ônibus, ou seja, o motorista e o cobrador. Ou, no caso dos "micrões", motorista-cobrador. É aquee que eu começo a contar a história...

#Eu e minha namorada íamos voltando pra casa e estávamos no ponto esperando um ônibus prá levá-la de volta p/casa dela. Um passou com passageiros em pé, e não parou prá ninguém... Passou outro e nada... Só o terceiro parou! Era um "micrão", e estava 'cuspindo gente' de tão lotado. Perguntei à ela: "Vai encarar?"; e ela responde: "VOU!!". Embarcamos no "micrão", mas não tinha como embarcarmos pela frente. O que fizemos? Ela pagou a passagem c/cartão, eu iria pagar c/dinheiro na volta; e embarcamos pela porta de saída, na traseira do ônibus. Descobri como uma sardinha se sente na lata...

Durante a viagem, os passageiros mais acalorados distribuíam ofensas ao motorista, que não podia passar dos 50Km devido à lotação excedida do ônibus. O pior é que, qualquer parada que o motorista fizesse era motivo de xingamentos no interior do veículo, sempre direcionados ao motorista; inclusive as paradas no sinal vermelho! E a algazarra não parava nem pro um decreto!! E isso provavelmente impedia o motorista de ouvir o sinal de parada dos passageiros -a famosa "cigarra"-. Isso fez com que o motorista não parasse nos pontos de ônibus, o que gerou mais discussões e xingamentos. Tendo isso em vista, eu tentei ajudar um pouco na viajem, mas "acho que comecei errado"*. Isso por que a passageira que iria desembarcar era uma idosa que estava sentada na poltrona destinada aos idosos. Assim que eu gritei (tive de fazer isso...)"Vão descer no próximo ponto...", minha namorada se enfezou COMIGO e reclamou dizendo: "Não se mete nisso, garoto...". Fiquei PUTO com isso, nem olhei mais prá ela direito... Depois da minha tentativa de ajudar, outros passageiros fizeram o mesmo.

...e a viajem prosseguindo...

A nossa viajem estava no fim. Desembarcamos. Quando eu fui pagar minha passagem ao motorista, recebo uma repreensão dela, tipo um "vamos logo, poxa!!". Tive de gritar com ela "Eu não paguei a passagem na ida..."#

Em 1º lugar...
Algumas empresas impõem metas de quantidades de passageiros por viagens. Caso o motorista não cumpra tais metas, ela pode ter redução de salário ou ser suspenso. Sem contar que eles ainda tem de cumprir os horários de viagens, tendo trânsito ou não. Isso os força -ou não- as vezes a dirigir o ônibus com super lotação. Imaginem dirigir e cobrar passagem de 300 passageiros por viagem, tendo que chegar sempre no horário mas não podendo passar dos 50km e ouvindo ofensas e xingamentos gratuitos?

Em 2º lugar...
Com disse no início, eu me preocupo também com a parte humana do ônibus, neste caso, o motorista que dirige e cobra a passagem. Isso numa linha que não tinha como ter esse tipo de veículo. Aqui, no Rio de Janeiro, já houve acidentes com esse tipo de ônibus por causa da falta de atenção do motorista que DIRIGIA E DAVA O TROCO AO MESMO TEMPO! Mas, parece que; mesmo com acidentes, o Poder Público não toma medidas contra o uso irregular desse veículo.

Em 3º lugar...
Prá mim fica difícil não fazer nada prá ajudar sendo que eu sei das dificuldades que aos motoristas passam; e não é a primeira vez que eu faço isso, pois não tenho medo de ônibus lotado, quando o objetivo é voltar prá casa

Pois bem... Durante tal viajem, nem eu ouvia a "cigarra", só me guiava pelos letreiros luminosos que acendem, quando o passageiro à aciona para ajudá-lo. E ainda recebi um esporro por ajudar o motorista...
Mas, como disse no Facebook... "Ser diferente é difícil numa sociedade onde é fácil 'você' se juntar com 100 pessoas para oprimir uma só"...

Então, pessoal. Ao invés de criticar e ofender alguém, pense se esse alguém não está sendo oprimido por sua causa. Sim, por que, as empresas dependem de você prá continuarem funcionando, as empresas dependem do motorista prá funcionarem, o motorista depende de você para receber o salario -muito baixo, na minha opinião-; e o mais curioso... VOCÊ DEPENDE DO MOTORISTA PRÁ TE TRANSPORTAR EM SEGURANÇA!!

Pensem, pois hoje você pode ser o opressor. Mas, amanhã, poderá ser o oprimido...


P.S.: Quando paguei a passagem (que ela queria que eu desse "calote"), eu recebi um "muito obrigado". Isso mostra que um pouco de gentileza e honestidade ainda contam na vida...


Muito obrigado por aturarem esse post...

Um comentário:

Mente Perturbada numa vida cotidiana disse...

Fico mto feliz em saber q existem pessoas como. No mundo, isso n eh p qq um
Vc esta de parabens e deve se orgulhar do lindo ser humano q. Eh
Bjs
E mais uma vez parabens!!!