terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tem passageiro que merece ficar mofando no ponto





Cara, deu raiva esse dias que eu voltei do trabalho prá casa. Fui pro ponto de onibus e entrei no Vila Rica prá ir pra casa. Fui um dos primeiros à entrar no carro (não me lembro o numero...), às 19:55, mas ja sabia que iria em pé. Nem liguei.

Mas, outros passageiros que foram entrando mostraram que são espaçosos (odeio esse tipo...) e mal educados; num carro com ar condicionado e elevador para portadores de necessidades. Por quê? Deixe-me explicar-lhes a situação (falei "bunitu", agora...)...

Eu fiquei em pé na metade do carro; relativamente grande, até. Mas, alguns passageiros insistiam em ficarem perto da roleta e da porta de desembarque -como mostro na1ª foto-, atrapalhando quem iria passar pela roleta ou descer do ônibus. Enquanto que -como na 2ª foto-, da metade prá tras do carro haviam poucos passageiros. Eu tive que dar um esporrinho basico: "Ninguém vai lá prá trás, não?"; nem assim eles se tocaram que estavam atrapalhando a circulação interna. Antes que vocês me perguntem, o ar do carro -novo- estava "tinindo" de gelado em toda a extensão do veículo, o que não justifica à aglomeração em um só ponto.

Então, me expliquem o porque disso?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

NADA MUDOU...


Fotos: Rafael Silva, da OCD Holding
Texto: Thiago Oliver


É amigos, parece que nada mudou lá na zona oeste do Município do Rio de Janeiro.


Deixe-me explicar o que está ocorrendo por lá (no municipio): O Prefeito Eduardo Paes abriu uma nova licitação de concessão das linha de onibus da capital Fluminense com o intuito de dar uma equilibrada no numero de linhas; pois havia um inchaço de linhas e/ou empresas na Zona Sul e escassez de linhas e/ou empresas na Zona Oeste, onde até uma empresa parou de circular -voltando posteriormente- e outra foi cassada devido à estado de conservação da frota.

Repetirei aqui um trecho do informe da RioOnibus, entitulado "O Rio de Janeiro e o novo Sistema de Tranportes", que peguei na 8ª FetransRio.

"(...)No ultimo dia17 de setembro, foi realizada acerimôniade assinatura de contratos com quatro consórcios que operarão o sistema de transportes por onibus na cidade: Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca.
(...)Novos veículos, novas tecnologias embarcadas, novos conceitos de vias públicas e de pontos de acesso, bilhete único e integração são as pricipais mudanças, num conjunto de medidas que une a iniciativa privada e o Estado para fazer uma cidade mais humana, mais cidadã, digna do titulo de Cidade Maravilhosa."

Mas, por enquanto, nas idas e vindas que eu tenho feito antes e depois da data citada acima, não é o que eu tenho visto por lá.

*Primeiro: Os "consórcios".
No próprio informe da RioOnibus, eles exibem as empresas que fazem parte dos consórcios e o numero de empresas que os operam:
-Intersul: 11 empresas, liderado pela Real Auto Onibus;
-Internorte: 20 empresas, liderado pela N. S. de Lourdes;
-Transcarioca: 18 empresas, liderado pela Redentor;
-Santa Cruz: 8 empresas, liderado pela Pégaso.
Mudou alguma coisa na relação numero de empresas/zonas de atuação? Eu acho que não! Ainda tem varias empresas na Zona Sul, e algo que eu não sabia que tinha até então: um inchasso ainda maior de empresas na Zona Norte.
Mais ainda: ainda são as meeeeesmas empresas que já operavam em tais lugares; ou seja, ou "não querem largar o osso" ou -segundo eu soube- não deixam outras empresas entrarem nas areas já operadas por outras empresas.
No caso de serem as mesmas empresas; por não poderem entrar nessa licitação com seu nomes algumas empresas de um determinado grupo... FODA-SE... do Grupo Breda entraram com... TCHARAAAAAM!!! OOOOUTRO NOMEE!!! Isso mesmo! Umas só trocaram de nome, outras se juntaram e criaram uma "nova" empresa, alterando os prefixos... Olha só o que aconteceu:

As empresas Breda Rio Tranportes, Viação ViaRio e Auto Diesel se juntaram à City Rio e usam o nome desta ultima -City Rio Rotas Turísticas-, com o prefixo 310**; a Tranportes Amigos Unidos (a famosa TAU) se transfomou na Translitorânea Turística, com o prefixo 210**; a Empresa de Viação Algarve absorveu a Transporte Zona Oeste e , com o prefixo 900**, usa o nome Algarve; a Viação Oeste Ocidental absorveu a Viação Santa Sofia e, com essa fusão, surgiu a Rio Rotas Transportes e Turismo, assumindo algumas linhas da Santa Sofia, com o prefixo 810**. A Viação Andorinha parece que ainda não sofreu graaaandes mudanças, ainda tem seu antigo prefixo 590** e opera suas linhas. Viram? AH! Ainda terá um remanejamento de linhas entre as empresas; até o momento, sabe-se que a linha 300 (Sulacap x Carioca) irá para a Andorinha. Segundo boatos, a extinta Viação Santa Sofia poderá voltar à ativa e operar suas antigas linhas, operadas em pool por algumas empresas.

Mas, agora vem a melhor paarte deste post...
Sabem os onibus d'aqueeelas fotos acima, que estão rodando na Rio Rotas? Pois bem, ele são oriundos da antiga Amigos Unidos, e ainda tem mais carros da TAU circulando nesta empresa que... Olhem só... na época que ainda era a Oeste Ocidental -430**- fazia parte do famigerado Grupo TAU comporto pelas empresas Amigos Unidos, Ocidental e Santa Sofia.

'Tão vendo? Além da Zona Oeste ainda servir de refugo de Onibus da Zona Sul, ainda poderá ser monipolizada por um grupo de empresas!!

Há ainda um caso isolado no assunto mudança de nomes. A Erig Tranportes, que adotava o prefixo 570**, também mudou de nome -para Gire tranportes, puuta criatividade-, e além disso: Assumiu algumas linha da "extinta" TAU e -curiosamente- adota os prefixos 630** e 635**; talvez mudando sua area de atuação, já que antes ela operava as linhas 345 e 346 da "falida" Ocidental.

Ai! Ai!!

*Segundo: A padronização das pinturas das empresas da capital.
Nessa nova licitação as empresas devem adotar um novo modelo de pintura padrão, apenas diferenciando alguns detalhes nas cores pelas areas de atuação de cada consórcio.

Vou apenas reproduzir a opinião da fotografa Mirian Fitchner, colhida da revista Onibus numero 58:

"As cores dos onibus refletem o jeito carioca de ser. Eu aprendi a olhar e admirar o onibus pela pintura, pelo detalhe. O grafismo na pitura é impressionante. Existe arte, existe vida, em cada uma delas. Mexer nisso é mexer com a população, pois o onibus é um patrimonio da população."

Aposto que todos vo-6, busólogos ou não, tem a mesma opinião dela.
Deixa eu encerrar por aquee, acho que eu já falei demais para um post... Ou nããão!!
HAHAHA!!!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O BURACO DA SANTA EUGÊNIA


FOTO E TEXTO: Thiago Oliver

Meu 1º post nessa nova linha de ação. Então, vamos lá...

Quem mora no bairro de Santa Eugênia sabe do que eu estou falando; trata-se da passagem de pedestres sobre a via férrea operada atualmente pela SuperVia, que fica em frente à garagem de ônibus da Viação Santa Eugênia. Não sei dizer quantas pessoas utilizam essa passagem por dia, no entanto muitas pessoas arriscam a vida nessa travessia perigosa.

Recentemente, a Prefeitura de Nova Iguaçu "tapou o buraco" em ambos os lados, mas não Alinhar ao centroconstruiu uma passarela para os pedestres passarem para o outro lado da linha férrea - e não é a primeira vez que a Prefeitura faz isso -. Na primeira vez, ele foi reaberto -talvez pelos próprios moradores - e, em seguida, a Prefeitura contruiu uma ponte em cima de um canal de esgoto que corre a céu aberto. Mas, desta vez, a Prefeitura retirou a ponte que ela própria contruiu e fechou a passagem em ambos os lados.

Da primeira vez que isso ocorreu (não me lembro quando...) eu disse a mim mesmo: "Não vai demorar muito e o 'buraco' vai ser reaberto...", e foi. E desta vez, em outubro, vi novamente o 'buraco' fechado e disse a meeeesma coisa: "Não vai demorar muito..."; desta vez, demorou um pouco sim, mas o 'buraco' foi reaberto.

Mas, como vo-6 podem ver na foto acima, foi posta uma ponte improvisada de um estrado de cama, em lugar da ponte que a Prefeitura retirou. Talvez essa ponte não dure muito tempo, pois muitas pessoas passam por ela e ela se torna frágil com o tempo.

Mas, vou falar de um outro risco que as pessoas correm ao atravessarem a linha férrea: a de serem atropeladas por um trem, que não pode parar de repente para esperar uma pessoa descuidada atravessar a linha. Recentemente (2010), um adolescente foi DECAPTADO por um trem que passava na hora que o rapaz queria atravessar a linha.

Agora, eu vou perguntar uma coisa à vo-6: Como é que uma pessoa (jovem, neste caso) não conseguiu ver um 'troço' que tem mais ou menos uns quatro metros de altura por 'naõseiquanto' de comprimento, que faz um barulho tão alto que até eu - que passo de bicicleta ouvindo musica num volume perto do máximo - consigo ouvir quando o trem se aproxima, e que às vezes o maquinista toca a buzina do trem que é quase tão alta quanto o som do trem atravessando a linha.

Não custa nada os moradores da região tomarem cuidado antes de atravessarem a linha férrea; que por si só é uma atitude arriscada, fazê-la com imprudência à torna suicida.
Será que arricar à vida vale a pena para chegar mais cedo ao destino desejado? Custa a pessoa perder cinco ou dez segundos para fazer um ritual antes de travessar a linha que pode salvar a vida dela: PARE, OLHE E ESCUTE?

AH! A Prefeitura também tem culpa no cartório... Se vai fechar o 'buraco' de novo, por que não coloca uma PORRA de uma passarela antes para que as pessoas já irem se acostumando com o novo cotidiano. Eu prefiro passar por uma passarela que arriscar minha pele e atravessar a linha ferrea (sendo que ainda teria que atravessar junto com minha bicicleta). Os moradores poderiam cobrar isso da Prefeitura ou dos seus vereadores; já que depositam sua confiança nas eleições, é para isso que eles estão lá na Camara...


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Uma pequena mudança no blog...

Olá, olá! Tudo bem com vo-6? Como anda a vida? Tomando todas as vitaminas?

Bem, como eu avisei no meu perfil no Orkut, vou mudar um pouco a linha de ação do meu blog.
Seguinte: Tenho visto muuuuuita coisa errada por aí (onde passeio...) e por aqui (onde me escondo...); e são coisas que podem me afetar, e afetar vocês, cidadãos(tá certo?) brasileiros.
É "calaro" que vou manter o lado humorado do blog, até por quê, essa é a veia principal do blog e não pretendo fugir disso.
Então eu vou começar a postar fotos e/ou comentários sobre irregularidades que eu vejo nos lugares onde passo; futuramente audios e, melhor ainda, videos.

Aproveito e faço um convite à você, que me acompanha tanto aqui (no blog, né...), no Orkut ou pessoalmente: se você ver ou tiver algum comentário sobre alguma irregularidade por onde você mora/passeia/zoa... pode mandar para o meu e-mail (lá em cima) com o assunto "blog - irregularidades". Ooooooutra coisa: Se preferir ficar no anonimato, é só dizer que eu respeito o pedido.

AH!! Podem continuar mandando piadas, fotos/desenhos de besteirol, apenas enviem com o assunto "blog - besteirol", que é pra eu não me confundir na hora da postagem.

Busologia? Muito bem vinda, também; até porque, eu sou busólgo desde que eu me entendo por gente e adoro tirar fotos de ônibus.

Oooooooutra coisa -2: Me desculpem pela ausência no blog. Não estava encontrando tempo, assunto; e estava sem cabeça para mantê-lo. Mas, farei o possivel para, daqui prá frente, cuidar mais desta Base (não tão) Secreta RB2!

Agora, vamos lá...