quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O BURACO DA SANTA EUGÊNIA


FOTO E TEXTO: Thiago Oliver

Meu 1º post nessa nova linha de ação. Então, vamos lá...

Quem mora no bairro de Santa Eugênia sabe do que eu estou falando; trata-se da passagem de pedestres sobre a via férrea operada atualmente pela SuperVia, que fica em frente à garagem de ônibus da Viação Santa Eugênia. Não sei dizer quantas pessoas utilizam essa passagem por dia, no entanto muitas pessoas arriscam a vida nessa travessia perigosa.

Recentemente, a Prefeitura de Nova Iguaçu "tapou o buraco" em ambos os lados, mas não Alinhar ao centroconstruiu uma passarela para os pedestres passarem para o outro lado da linha férrea - e não é a primeira vez que a Prefeitura faz isso -. Na primeira vez, ele foi reaberto -talvez pelos próprios moradores - e, em seguida, a Prefeitura contruiu uma ponte em cima de um canal de esgoto que corre a céu aberto. Mas, desta vez, a Prefeitura retirou a ponte que ela própria contruiu e fechou a passagem em ambos os lados.

Da primeira vez que isso ocorreu (não me lembro quando...) eu disse a mim mesmo: "Não vai demorar muito e o 'buraco' vai ser reaberto...", e foi. E desta vez, em outubro, vi novamente o 'buraco' fechado e disse a meeeesma coisa: "Não vai demorar muito..."; desta vez, demorou um pouco sim, mas o 'buraco' foi reaberto.

Mas, como vo-6 podem ver na foto acima, foi posta uma ponte improvisada de um estrado de cama, em lugar da ponte que a Prefeitura retirou. Talvez essa ponte não dure muito tempo, pois muitas pessoas passam por ela e ela se torna frágil com o tempo.

Mas, vou falar de um outro risco que as pessoas correm ao atravessarem a linha férrea: a de serem atropeladas por um trem, que não pode parar de repente para esperar uma pessoa descuidada atravessar a linha. Recentemente (2010), um adolescente foi DECAPTADO por um trem que passava na hora que o rapaz queria atravessar a linha.

Agora, eu vou perguntar uma coisa à vo-6: Como é que uma pessoa (jovem, neste caso) não conseguiu ver um 'troço' que tem mais ou menos uns quatro metros de altura por 'naõseiquanto' de comprimento, que faz um barulho tão alto que até eu - que passo de bicicleta ouvindo musica num volume perto do máximo - consigo ouvir quando o trem se aproxima, e que às vezes o maquinista toca a buzina do trem que é quase tão alta quanto o som do trem atravessando a linha.

Não custa nada os moradores da região tomarem cuidado antes de atravessarem a linha férrea; que por si só é uma atitude arriscada, fazê-la com imprudência à torna suicida.
Será que arricar à vida vale a pena para chegar mais cedo ao destino desejado? Custa a pessoa perder cinco ou dez segundos para fazer um ritual antes de travessar a linha que pode salvar a vida dela: PARE, OLHE E ESCUTE?

AH! A Prefeitura também tem culpa no cartório... Se vai fechar o 'buraco' de novo, por que não coloca uma PORRA de uma passarela antes para que as pessoas já irem se acostumando com o novo cotidiano. Eu prefiro passar por uma passarela que arriscar minha pele e atravessar a linha ferrea (sendo que ainda teria que atravessar junto com minha bicicleta). Os moradores poderiam cobrar isso da Prefeitura ou dos seus vereadores; já que depositam sua confiança nas eleições, é para isso que eles estão lá na Camara...


Um comentário:

Dofwolf disse...

Otimo post e bela mudança de linha.Tratar coisas sérias com o humor é bom ,é melhor rir do que chorar!