terça-feira, 23 de novembro de 2010

NADA MUDOU...


Fotos: Rafael Silva, da OCD Holding
Texto: Thiago Oliver


É amigos, parece que nada mudou lá na zona oeste do Município do Rio de Janeiro.


Deixe-me explicar o que está ocorrendo por lá (no municipio): O Prefeito Eduardo Paes abriu uma nova licitação de concessão das linha de onibus da capital Fluminense com o intuito de dar uma equilibrada no numero de linhas; pois havia um inchaço de linhas e/ou empresas na Zona Sul e escassez de linhas e/ou empresas na Zona Oeste, onde até uma empresa parou de circular -voltando posteriormente- e outra foi cassada devido à estado de conservação da frota.

Repetirei aqui um trecho do informe da RioOnibus, entitulado "O Rio de Janeiro e o novo Sistema de Tranportes", que peguei na 8ª FetransRio.

"(...)No ultimo dia17 de setembro, foi realizada acerimôniade assinatura de contratos com quatro consórcios que operarão o sistema de transportes por onibus na cidade: Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca.
(...)Novos veículos, novas tecnologias embarcadas, novos conceitos de vias públicas e de pontos de acesso, bilhete único e integração são as pricipais mudanças, num conjunto de medidas que une a iniciativa privada e o Estado para fazer uma cidade mais humana, mais cidadã, digna do titulo de Cidade Maravilhosa."

Mas, por enquanto, nas idas e vindas que eu tenho feito antes e depois da data citada acima, não é o que eu tenho visto por lá.

*Primeiro: Os "consórcios".
No próprio informe da RioOnibus, eles exibem as empresas que fazem parte dos consórcios e o numero de empresas que os operam:
-Intersul: 11 empresas, liderado pela Real Auto Onibus;
-Internorte: 20 empresas, liderado pela N. S. de Lourdes;
-Transcarioca: 18 empresas, liderado pela Redentor;
-Santa Cruz: 8 empresas, liderado pela Pégaso.
Mudou alguma coisa na relação numero de empresas/zonas de atuação? Eu acho que não! Ainda tem varias empresas na Zona Sul, e algo que eu não sabia que tinha até então: um inchasso ainda maior de empresas na Zona Norte.
Mais ainda: ainda são as meeeeesmas empresas que já operavam em tais lugares; ou seja, ou "não querem largar o osso" ou -segundo eu soube- não deixam outras empresas entrarem nas areas já operadas por outras empresas.
No caso de serem as mesmas empresas; por não poderem entrar nessa licitação com seu nomes algumas empresas de um determinado grupo... FODA-SE... do Grupo Breda entraram com... TCHARAAAAAM!!! OOOOUTRO NOMEE!!! Isso mesmo! Umas só trocaram de nome, outras se juntaram e criaram uma "nova" empresa, alterando os prefixos... Olha só o que aconteceu:

As empresas Breda Rio Tranportes, Viação ViaRio e Auto Diesel se juntaram à City Rio e usam o nome desta ultima -City Rio Rotas Turísticas-, com o prefixo 310**; a Tranportes Amigos Unidos (a famosa TAU) se transfomou na Translitorânea Turística, com o prefixo 210**; a Empresa de Viação Algarve absorveu a Transporte Zona Oeste e , com o prefixo 900**, usa o nome Algarve; a Viação Oeste Ocidental absorveu a Viação Santa Sofia e, com essa fusão, surgiu a Rio Rotas Transportes e Turismo, assumindo algumas linhas da Santa Sofia, com o prefixo 810**. A Viação Andorinha parece que ainda não sofreu graaaandes mudanças, ainda tem seu antigo prefixo 590** e opera suas linhas. Viram? AH! Ainda terá um remanejamento de linhas entre as empresas; até o momento, sabe-se que a linha 300 (Sulacap x Carioca) irá para a Andorinha. Segundo boatos, a extinta Viação Santa Sofia poderá voltar à ativa e operar suas antigas linhas, operadas em pool por algumas empresas.

Mas, agora vem a melhor paarte deste post...
Sabem os onibus d'aqueeelas fotos acima, que estão rodando na Rio Rotas? Pois bem, ele são oriundos da antiga Amigos Unidos, e ainda tem mais carros da TAU circulando nesta empresa que... Olhem só... na época que ainda era a Oeste Ocidental -430**- fazia parte do famigerado Grupo TAU comporto pelas empresas Amigos Unidos, Ocidental e Santa Sofia.

'Tão vendo? Além da Zona Oeste ainda servir de refugo de Onibus da Zona Sul, ainda poderá ser monipolizada por um grupo de empresas!!

Há ainda um caso isolado no assunto mudança de nomes. A Erig Tranportes, que adotava o prefixo 570**, também mudou de nome -para Gire tranportes, puuta criatividade-, e além disso: Assumiu algumas linha da "extinta" TAU e -curiosamente- adota os prefixos 630** e 635**; talvez mudando sua area de atuação, já que antes ela operava as linhas 345 e 346 da "falida" Ocidental.

Ai! Ai!!

*Segundo: A padronização das pinturas das empresas da capital.
Nessa nova licitação as empresas devem adotar um novo modelo de pintura padrão, apenas diferenciando alguns detalhes nas cores pelas areas de atuação de cada consórcio.

Vou apenas reproduzir a opinião da fotografa Mirian Fitchner, colhida da revista Onibus numero 58:

"As cores dos onibus refletem o jeito carioca de ser. Eu aprendi a olhar e admirar o onibus pela pintura, pelo detalhe. O grafismo na pitura é impressionante. Existe arte, existe vida, em cada uma delas. Mexer nisso é mexer com a população, pois o onibus é um patrimonio da população."

Aposto que todos vo-6, busólogos ou não, tem a mesma opinião dela.
Deixa eu encerrar por aquee, acho que eu já falei demais para um post... Ou nããão!!
HAHAHA!!!

Nenhum comentário: